Informações, fotos, eventos e novidades da Escola.

Endereço: Rua Nossa Senhora das Graças, 19. Centro / Tiradentes do Sul.

Email: tiradentes21cre@educação.rs.gov.br

Telefones: (55) 96381987

terça-feira, 30 de abril de 2013

Pescaria no Jardim B

A turma do Jardim B juntamente com a professora Arlete e a monitora Franci estão trabalhando com o Projeto Água. Várias atividades fazem parte deste trabalho, mas a maior diversão foi a pescaria organizada pelas professoras. Cada aluno confeccionou o seu peixe e teve seu nome escrito nele; depois cada um teve que pescar o peixe que continha seu nome. Além da descontração que a atividade proporcionou, a identificação do nome também foi um dos objetivos da professora, já que os alunos estão conhecendo as letras.







Parabéns para as professoras Arlete e Franci pelo projeto de sucesso!

domingo, 28 de abril de 2013

Dia da Educação


"Como adquirimos todos os conhecimentos que temos? A maior parte do conhecimento humano se dá através do processo de educação.
Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete ao universo escolar.
Na escola encontramos nossos amigos queridos com quem brincamos, conversamos e trocamos confidências. Nossos professores nos esperam todos os dias prontos para passarem um novo assunto. Além de transmitirem seus conhecimentos, nossos mestres também estão sempre prontos a nos aconselharem quando é necessário."

Parabéns à todos que produzem, usufruem e ensinam educação!


segunda-feira, 22 de abril de 2013

A bota amarela!

Para início da reunião pedagógica de sábado (20/04) na nossa Escola, com todos os professores e funcionários, fomos apresentados ao texto espetacular de Martha Medeiros e incitados a refletir sobre nossas vida/escolhas... É muito interessante, leiam.


A bota amarela - MARTHA MEDEIROS
Publicado no ZERO HORA - 17/03

Houve um tempo que eu detestava roupas amarelas. O que não deixava de ser estranho, uma vez que essa cor tem uma energia que combina com meu estado de espírito. Mas me fechei para o amarelo de uma forma ranzinza e implicante, e nesse fechamento creio que enclausurei uma parte importante de mim que passou a fazer falta. A parte em que deixo de imitar a mim mesma a fim de permitir que eu me surpreenda. 

Explico: durante a vida a gente vai assimilando ideias, cultivando gostos, estabelecendo maneiras de ser, até que vira um ser humano aparentemente acabado: sou desse jeito, prefiro isso, não suporto aquilo, minha turma é essa, daqui não saio. Instalamo-nos numa bolha confortável e já temos as respostas prontas para quem vier bater à nossa porta. 

Na hora de enfrentar as demandas do dia a dia, nada mais simples: é só imitar aquela criatura com a qual nos habituamos. Já temos o manual de instruções decorado. Sou desse jeito, prefiro isso, não suporto aquilo etc, etc.

Até que chega um momento em que você se dá conta de que parece um boneco em que deram corda e que vive repetindo as mesmas frases, os mesmos gestos, sem nenhuma reflexão a respeito. Está há anos imitando a si mesmo, pois é fácil e rápido, um modelo pra lá de conhecido. No entanto, você tem uma reserva de imaginação, ainda sem uso, que deve ser acionada para o que, às vezes, se faz necessário: rasgar o manual e escrever uma nova história a partir do zero.

Pois então estava eu, caminhando por uma calçada, de bobeira, quando passei por uma vitrine e vi um desses manequins sem rosto vestindo um casaco colorido, uma calça jeans e uma bota amarela. Meu olhar de Cyborg (ninguém foi criança impunemente) focalizou a bota, deu-lhe ampliação e fez com que ela se destacasse do conjunto. 

Eu não enxergava mais nada, só aquela bota amarela. E, como num transe, entrei na loja, pedi meu número e provei a bota, sem ter a mínima ideia onde, quando e com que coragem a usaria um dia. Eu simplesmente saquei meu cartão de crédito e comprei a metáfora da vida que eu pretendia levar dali por diante. 

Se não usá-la, poderei colocá-la numa prateleira da parede para que ela me lembre de que não precisamos ter uma cor preferida, que nossas convicções podem ser reavaliadas sem prejuízo à nossa imagem, que o que a gente gostava antes não precisa ser aniquilado em detrimento de nossos novos e frívolos amores, que ninguém perderá sua essência só porque resolveu variar de personagem. 

Insistir nas próprias convicções é um perigo. A certeza nem sempre é amiga da sanidade. Se eu fosse uma fashionista, ninguém estranharia, mas não sendo, há quem vá me achar meio maluca desfilando de bota amarela por aí. Não importa. Ela estará me conduzindo justamente ao saudável mundo do desapego de nossas crenças.


E então? Vamos usar botas coloridas?

terça-feira, 16 de abril de 2013

Projeto Sacola Literária


 "O Projeto é composto de sete sacolas, contendo livros destinados aos educandos do Jardim ao quinto ano e seus familiares que serão lidos e trabalhados por cada professor conforme os objetivos de cada ano. As Sacolas Literárias serão levadas para casa por um aluno de cada turma, um de cada vez, que ficará com ela por um ou dois dias, de acordo com a atividade desenvolvida por cada turma/professor.
A partir da segunda rodada, após a leitura pela família, serão produzidos por ela cartas, bilhetes, poesias e trabalhos manuais, incentivando a leitura e o relacionamento, propiciando intercâmbio e diálogo sobre os livros."
(Projeto Sacola Literária 2013 - Descrição da Ação)

Professora Sandra recebendo a sacola.

Turma do Jardim A com sua Sacola Literária.

Turma do Jardim B e sua Sacola.

 Professora Mônica recebendo a Sacola da Turma 11.

Turma 11.

Professora Daniele recebendo a Sacola.

Turma 21 com sua Sacola.

Professora Maristela recebendo a sacola da turma 31.

Turma 31.

Turma 41 e professora Daniele com sua Sacola.

Professor Edson recebendo a Sacola da sua turma.

Turma 51.

Desejamos sucesso neste projeto e uma boa leitura!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Eleição do Grêmio Estudantil

No dia 05 de abril aconteceu na Escola, as eleições do Grêmio Estudantil Marciel Petry. A votação ocorreu em todos os turnos da Escola, totalizando 322 votantes. Dentro desses, foram 8 votos em branco, 5 nulos, 129 votos para a chapa 1 (Atualiza) e 180 votos para a chapa 2 (Ativa). Sendo assim, a Chapa Ativa foi eleita a representante dos alunos dentro da Escola com o intuito de desempenhar as seguintes propostas:

  • Música nos intervalos - duas ou três vezes por semana - intercalando gêneros.
  • Palestras com profissionais da saúde e meio ambiente.
  • Programação especial no Dia do Estudante.
  • Montagem de um Jornal-Mural nos corredores da Escola.
  • Mobilização no dia 05 de junho - Dia do Meio Ambiente - com plantação de mudas de árvores ao redor da Escola.
  • Campanha do agasalho para os alunos da nossa Escola.
  • Dia de interação com teatro, danças, música...
  • Palestras visando a importância dos estudos na sociedade atual.
  • Entre outras...

Integrantes da Chapa Ativa
Presidente: Jéssica Kerkhoff
Vice-presidente: Jean Bonatto
Secretária: Tiane Heineck
Vice-secretária: Carolini Führ
Tesoureira: Carla Krutzmann
Vice-tesoureiro: Maria Weiss
Conselho Fiscal: Francini Klein
Shaeen Inae
Andressa Lopes
Ana Paula Wahlbrinck
João Paulo Ane
Denis Sebastião Becker




segunda-feira, 1 de abril de 2013

Caça ao Ninho!

Na semana que antecedeu a Páscoa, na nossa Escola, aconteceu a caça ao ninho que o coelhinho deixou para cada turma do currículo. Pista por pista, os alunos foram em busca dos seus doces em todo o pátio da Escola.